| Forum Home > NACIONAL E INTERNACIONAL > Na sequ?ncia, da seguinte declara??o feita por Ondina Ferreira "O Fogo ? o prot?tipo da irracionalidade pol?tica". Como ? que avalias o eleitor foguense? | ||
|---|---|---|
|
Member Posts: 9 |
Na sequência, da seguinte declaração feita por Ondina Ferreira "O Fogo é o protótipo da irracionalidade política". Como é que avalias o eleitor foguense? | |
| ||
|
Limited Member Posts: 14 |
Si Ondina Ferreira dja fra, mi gó ê quenha pam prunúncia, pam confirma ou pam disminti. Ondina decerto sabe cusê kel fra. Guentis Fogo al proval me sta errado na próximo eleição a 6 de Fevereiro. Mas como el debi tem razão, es ta continua ta vota na PAI moda carneiro, portanto, es ta continua cu ses irracionalidade política. Mas Ondina enquanto alguém de Fogo devidamente ilustrada el debe explica ses patrícios qual seria a racionalidade política pa Fogo ? Votar MPD ? Votar PAICV ? Não Votar ? | |
| ||
|
Ta mostra ma bo, barbidjaka, bu ta ta kompactua ka um estupidez de kel li. N ta pergunta baseado na kuse ki el Ondina Ferreira tem pez sta txuma alguem de Fogo de subeleitor, so pamodi, un parte de eleitorado ta vota na PAICV. Eleitor di Fogo ta dixa de ser irracional, na otica de Ondina, se-l vota na MPD, se partido. Kel mito li debe kai. N ta adja ma kel li é ka perfil de eleitor de Fogo. Ma se for é pamodi e nos politikus ki ka merese mutu e tem ki skodjes sima batata propri. | |
| ||
|
Ta mostra ma bo, barbidjaka, bu ta kompactua ku kel estupidez de kel li. N ta pergunta baseado na kuse ki el Ondina Ferreira tem pez sta txuma alguem de Fogo de subeleitor, so pamodi, un parte, de eleitorado ta vota na PAICV. Eleitor di Fogo ta dixa de ser irracional, na otica de Ondina, se-l vota na MPD, partido des Senhora, ou ka vota? . Kel mito li debe kai. Na nha manera de odja, o ki eleitorado de São Vicente, por exemplo, skodje partido X pamodi el fra ma si el ganha eleisaum el ta amplia tamanho de Porto Grande, pa dobro. kel li é ka um voto de interesse? N ta atxa ki sim, portanto tudo alguem ta vota motivado pa algum interesse. Kusa mas normal ki tem, quer na Fogo ou na Santo Antão. Eleitorado de Fogo é ka diferente, el tem ses motivo, ki axo ki é bem racional, por sinal.
| |
| ||
|
Limited Member Posts: 14 |
ZHBARBOSA - barbidjakab, fra de forma clara, "mi gó ê quenha pam prunúncia, pam confirma ou pam disminti. Ondina decerto sabe cusê kel fra" portanto, nada mais a acrescentar. O resto, que diz no seu escrito é o mesmo que está no comentário do barbidjakab. Não acha ? Acha que barbidjakab não deve compactuar com o dito da Ondina? Pois bem, deve ele compactuar que a escolha seja o PAI, ainda que se reconhece que a mesma não poucas vezes é condicionada a sacos de cimento, verguinhas e acima de tudo baseado em promessas que nunca são/serão cumpridas ? | |
| ||
|
Barbidjkab é bu direito faze kel li. Ninguem ka sta frabu pa kompactua ku partido X ou Y . Bu solisitadu, kaso bu kre, ki bu faze avalisaun de eleitor de Fogo. Se entende bem, bu postura perante kel li é dixabai o kim n'ta entendé tb. Fika dretu!!! | |
| ||
|
Member Posts: 72 |
| |
| ||
|
Member Posts: 7 |
Na vida, o que "conta" e o Ser Humano.A amizade e a fraternidade entre os Foguenses de Partidos diferentes e de crencas desiguais, sao valores a conviver dentro do respeito pela diferenca, e por sua vez, enriqueze cada vez mais os valores de tolerancia e de aceitacao.Priveligiar sempre o dialogo, entre pessoas de ideologias opostas,elevara o caracter do ser humano. No Djarfogo de hoje, sem generalizar, "tende" de mais em mais, vers o individualismo, e o modelo de consumir da vida, favorisa esta tendencia daninha. A desconfianca e as hostilidades, estao varias vezes conectadas com a ignorancia ou um mal entendido.A diferenca e uma riqueza. Com o devido respeito a todos, pessoalmente gostaria de alertar para a modernizacao do universo de valores e de objectivos comuns, aos que nao excluem a autenticidade. Mateus Soares Mendes Goncalves
| |
| ||
|
Nu ten ki poi nos pensamentu, en accion.... Mateus Soares Mendes Goncalves | |
| ||
|
Member Posts: 89 |
Irracionalidade seria votar a favor da Ondina ferreira, enquanto ela estiver alinhada com carlos veiga...Existem pessoas que diziam que Amilcar Cabral era terrorista e hoje querem ser guias e lideres? Que sabem essa gente do prototipo Foguense? Por acaso conhecem algum? Essa pergunta e retorica, conheco a resposta! | |
| ||
|
Tambarinaduro, ka bu julga, pa bu ka ser julgado.Podes citar quem afirmou que o Nosso Leader Amilcar Cabral foi um terrorista? O Assunto deste forum e sobre a citacao de Ondina Ferreira em relacao aos votantes de Djarfogo.Nao desvias do assunto do eleitor, porque tu sabes que na Ilha existe pessoas de ambos Partidos.Claro que a Ondina Ferreira, como originaria do Fogo sabe muito bem quem e fanatico no Paicv e no Mpd.Agora o prototipo da irracionalidade politica que ela referiu esta de forma subjectiva e so a Ondina podera descodificar esse quebra cabeca. Mateus Soares Mendes Goncalves | |
--
| ||
|
Acho que tratei do assunto da irracionalidade a que se refere na primeira frase. Mas como fui lesado com esta declaracao, parti logo em jeito de contra ataque...nao jogo na defensiva. Nao sei, qual e a tua idade...mas sou do tempo em que falavam do Amilcar cabral como sendo terrorista que lutava na Guine...Sabemos muito bem que sao o que o tratava de terrorista...Eles estavam todos ao servico da colonia, a lutar contra ou a dificultar a luta. memoria curta e selectiva e um mal nosso. | |
| ||
|
Pessoas como Barbidjaka eh um autentiko mangassam. Ki tipo demokrassia e ez ki povo ta vota pa um ilustre, tipo Ondina ferreira, bem fraz ma ez vota dretu oh tortu...Nez kazu era pa du dixa kel sistema di voto antigo na undi ki um punhado ki guentis" ilustri" ta baba assembleia nassional, votaba na nomi di povo...Pa kuze vota?! Ntom du Xa Dona, sinhora, ilustrissima, isselentisima, toda poderosa, sabia, Ondina Rodrigues ferreira ba vota pa Djargo..Si Ondina skodje pa nos, el ta skodje bem skodjedo...So nos di Fogo eh kapaz de pensa tamanha tolice...Si asnera ta staba na jogos olimpicos...Barbidjaka dja ganhaba midalha doru | |
| ||
|
Vou dizer a minha idade, ja que tanto imaginas, a quando da Independencia, tinha umas decadas e tal anos, agora faz as contas aritmeticas.O terrorismo e uma palavra, que nao se falava muito na decada de 50,60 e de 70.Assim quero que o Tambarinaduro diga-nos, a sua fonte, os livros em estao escritos, para confirmar os ditos e historiar-me tambem. Este " website" e para debater ideias e dialogar sem espirito de competicao, de qualquer que tenhas em mente. Mateus soares Mendes Goncalves
| |
--
| ||
|
Ainda bem que dissestes que nao se falava muito. Mas falava-se. Sei que falava-se porque ouvi. Nessa altura eu nao andava de cabeca enterrada na areia, feito avestruz, e as coisas que ouvi nao estao necessariamente num livro. Sera que nao devo dizer coisas que ouvi, mas que nao escritas no livro? As coisas ditas neste forum tem que sair das paginas de um livro? Eu participo neste forum ha ja um tempo, e nao estou ca para competir, mas sim expor os meus pontos e defender os meus ideais, com argumentacao e justificacao, sem karkutir!!!! | |
| ||