Manduco

Ilha do Fogo: Cultura, Gentes e Vivencias

FORUM

Post Reply
Forum Home > NOTICIAS > Ilha do Fogo est? em pleno em crescimento e desenvolvimento - deputado PAICV

Francisco Mendes
Member

O deputado do PAICV para o círculo das Américas, Alberto Alves, disse quarta-feira, em São Filipe, que a ilha do Fogo cresceu muito e que não faz sentido estar-se a fazer as mesmas criticas de há um ano.

Este parlamentar, que falava à Inforpress no término de uma visita de duas semanas àquela ilha, considerou que o volume de obras em curso neste momento, entre elas a remodelação do mercado municipal de São Filipe, circular do Fogo, estrada Salto/Chã de Caldeiras, arruamentos em várias localidades, modernização do porto, bem como as obras no âmbito do Millenium Challenge Account (MCA) nos Mosteiros, demonstra que a ilha do Fogo está em pleno crescimento e desenvolvimento.

“Há outras esperanças e dinâmica e não há tanta preocupação com coisas que estão resolvidas”, disse Alberto Alves, para quem na presente conjuntura há que analisar o Fogo numa outra lógica que não a de pessimismo, passando a imagem de que tudo está parado, sem desenvolver ou que o governo não tem dado atenção a ilha.

Alves, sublinhou ainda, que na qualidade de deputado eleito pelo círculo da emigração tem que colher informações e levá-las para a comunidade emigrada, porquanto todos os cabo-verdianos na diáspora estão preocupados com o processo de desenvolvimento e tem acompanhado a par e passo a situação da ilha e do seu concelho.

Sendo assim, o deputado aproveitou a sua estada na ilha do Fogo para uma série de contactos com entidades nos três municípios, com responsáveis da Polícia Nacional, da empresa Aguabrava e o delegado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM), com quem abordou entre outros aspectos a questão do desemprego que, segundo disse, continua sendo o grande desafio, sobretudo para a camada jovem.

Aliás, o deputado considerou que o combate ao desemprego deve ser prioridade, embora se tratar de um desafio a nível nacional.

Um outro assunto por que se interessou Alberto Alves está relacionado com a problemática das alfândegas, tendo em conta que os emigrantes queixam-se da morosidade, do deficiente atendimento e de algum excesso no que concerne à cobrança de taxas nos despachos aduaneiros.

Entretanto, aproveitou a sua estada na ilha para de avistar com os emigrantes em férias e os pensionistas cabo-verdianos/americanos para auscultar as suas preocupações relativa à reintegração depois duma longa permanência nos Estados Unidos.

O deputado recolheu ainda junto daqueles que estão a investir no país, preocupações que se prendem com algumas dificuldades, nomeadamente, excesso de burocracia e morosidade nos serviços das Câmaras Municipais, sobretudo na área da construção.

O deputado Alberto Alves abordou ainda com a Polícia Nacional, a questão dos “retornados”, tendo igualmente aflorado aspectos da ordem do dia tais como a segurança, pequena criminalidade e projectos que essa instituição tem em carteira visando a melhoria dos seus serviços.

Fonte: Inforpress

--

FM

March 11, 2010 at 9:57 AM Flag Quote & Reply

Remoaldo Cardoso
Member

Mais de 50 anos e 35 da Independencia. Mesmo aeroporto, mesmo porto, mesma estrada e sobretudo, quase a mesma gente no poder. Andei na mesma estrada, que ainda nao passou de caminho de cabra, no tempo da minha cartilhina. Corvete, BMW, Mustang, Hammer a andar no caminho, que nem burro sem "arberca" agrada. Para mim, o desenvolvimento e como vejo uma pessoa. Tem que se mostrar bem disposta. Nao tenho que ir  ao seu fundilho. Basta-me a cara  bem limpa.e quando vemos a cara, as vezes nao importamos com o resto, a nao ser quando fomos ao fundo. Fogo, precisa de um foguense apartido, dum outro PAICV ou entao, de um MpD, melhor do que tem agora. Fogo, precisa mostar o outro lado.Fogo, precisa de gente que pensa que o progresso deve ser para nos, primeiro, mesmo que seja o melhor para os vindouros. E os Foguenses, precisam de dar a mao para palmatoria, porque desta vez, o nosso erro e imperdoavel. De tudo, mais vale tarde de que nunca, voltarmos para o melhor. Que pode vir, mas que nao vem a calhar. E o esforco tem que ser de todos nos.

--

March 11, 2010 at 2:00 PM Flag Quote & Reply

Manuel
Member

Ah coitados de inhuku, de campanas, de paiantóni, de pintadinha, de ratxã formosa, de etc etc., de tudo aldeia e cutelos na miséria de Fogo, kusé ki nhos al tem pa nhos fra es tal de deputado, má ki nhos ka tem como fra el! Tal de-puta-do, tal parti-do! Alguém afinal, tinha ki abri boca pa contradizê o que n tem como contradizer - Fogo sta mariadu, só kenha kê cego ka sta odjal, ma sta sintil. Só es deputado li ki sta distanti, el ka sta sintil e el ta fingi ka odjal y eh por isso ki Fogo ta continua mariadu. Falta es deputa-do franu kenha ki pagal passági pel bem papia asneira des tamanho sobre Fogo?

March 11, 2010 at 7:30 PM Flag Quote & Reply

TAMBARINADURO
Member

Tomara que isso seja verdade: que o Fogo de hoje esteja melhor do que o Fogo do ano passado; e que o deste ano seja pior do que o do ano que vem...que a ilha fique sempre melhor...Mas com o ZMN no comando, duvido!!!Que esperancas nos restam???? Carlos Veiga? Get out!!!!

March 11, 2010 at 8:54 PM Flag Quote & Reply

RODJO
Limited Member

Ai minhas papas e meus mamitas. Pedi nao deixar eu arrir....pratatatatatatatatatat.... Fogo desenvolvido ? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Mercanos do Fogo tus nao precisar de mandar nada pra Fogo. Gosin tus mandar pedir de Fogo pra ajudar fogueros nos mercas. Ai meu mae...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quem es diputado li? ai minha pai....pratatattatatatatatat.....Donte tus arranjastes estes opiniaus? kkkkkkkkkkkkkkkk ...Os barrigas ja cortar eu e fincar dezandados. Eu ir rubera nosso quarto de banho e ritretis. Ai meu Titia...kkkkkkkkkkk

March 12, 2010 at 8:42 AM Flag Quote & Reply

You must login to post.